terça-feira, 9 de agosto de 2016

Supertaça - Benfica-Braga Análise da 2.ª Parte

Para a segunda parte, nada de novo, Benfica e Braga a voltarem conforme acabaram a primeira parte em 4-4-2 e logo nos primeiros segundos, Semedo ultrapassa bem dois jogadores e dá a bola a Horta que ganha na dividida. A bola sobra para Cervi que ao decidir e executar mal o passe permite a intercepção dos defesas do Braga e perde-se uma jogada com muito potencial.



Com tanto espaço em direcção à baliza, Cervi tem que conduzir e esperar que um defesa fique fixado antes de soltar a bola, mas ao ver o movimento de ruptura de Mitroglou, a tentação de fazer uma assistência, foi demasiado grande para o jovem argentino. O Benfica voltava como tinha acabado a primeira parte, com más decisões e más execuções a evitarem a criação de jogadas de grande perigo.

Na resposta, Rafa faz um túnel a Grimaldo e solicita na profundidade Stojiljkovic, mas Luisão antecipa-se a ele e a Júlio César, cedendo inutilmente o canto, quando bastava fazer a protecção da bola.


Rafa começava a abrir o livro e a tornar-se o pesadelo da defesa do Benfica. O jogo estava repartido e após uma boa combinação entre Semedo e Pizzi, este último fa um grande passe para Jonas que mostra a sua falta de forma e deixa-se antecipar, no que poderia ter sido outra jogada de grande perigo.


Na resposta, o Braga lança na profundidade Rafa, mas este é apanhado em fora-de-jogo devido à leitura de Lindelof.


Na imagem, novamente Luisão atrás da referência individual no corredor lateral e Lindelof a controlar a profundidade da linha, aguentando ao máximo para colocar Rafa fora-de-jogo. Aos 51 minutos nova jogada de perigo do Braga, Mauro cruza e Tiba deslocando-se da da entrada da área, passa elas costas de Lindelof, ataca o espaço entre os centrais e por pouco não chega à bola na cara de Júlio César.







Nestas duas imagens podemos ver Fejsa está a oferecer a cobertura a Grimaldo que, com a ajuda de Cervi, impediu que Rafa conseguisse cruzar enquanto que o espaço à frente dos centrais está completamente descoberto. Horta vai sair a quem cruza e Pizzi não acompanha Tiba que inteligentemente escolhe as costas de Lindelof, enquanto que Luisão, além de estar atrasado em relação à linha, fica preso na referência individual de Stojilikovic, em vez de se preocupar com quem entra nas costas de Lindelof.

Na resposta. depois de Lindelof ter tentado encontrar Cervi entre-linhas, é Jonas que a partir da ala esquerda, descobre um enorme espaço na defesa do Braga onde Pizzi aparece mas não consegue aproveitar.


Baiano sai a Jonas na linha lateral e Boly oferece a cobertura para evitar que Cervi possa receber com muito espaço. Como nem Mauro, nem André Pinto fecharam o espaço, Pizzi teve tempo e espaço para receber e decidir. Os centrais do Braga nunca mostraram grande capacidade de leitura dos lances, permitindo a criação de espaços enormes em zonas muito perigosas e viriam a pagar por isso.

Aos 55 minutos, novamente Pizzi a receber com tempo e espaço, mas a decidir-se mal pelo remate em vez de ter jogado a superioridade depois de uma recuperação de Fejsa e de uma boa penetração de Horta.

A recuperação de Fejsa após a dividida entre Cervi e Baiano

Fejsa coloca em Horta que recebe de costas para a baliza do Braga

Horta com uma recepção orientada tira Pedro Santos e conduz até à área onde deia a Pizzi

Pizzi recebe na área e pode aproveitar a vantagem de 3 vs 2 mas opta pelo remate

Na área marcada estão Pizzi, Mitroglou e Jinas versus André Pinto e Goiano, porque a penetração de Horta atraíu Boly que ficou fora da jogada. Pizzi poderia fixar André Pinto e libertar em Mitroglou que, ou teria condições para rematar, ou fixaria Goiano e poderia libertar em Jonas que ficaria 1x0+gr. Novamente uma má decisão a evitar uma jogada de grande potencial.

Um minuto depois Horta recupera uma bola no meio-campo do Benfica, conduz e deixa em Grimaldo que combina com Cervi e ganha a linha de fundo e assiste para trás, mas com a defesa bracarense bem colocada e alguma lentidão na execução de Jonas o Braga consegue evitar uma jogada de grande perigo.

Recuperação de Horta

Horta progrediu, tem 3 adversários próximos com Cervi na linha e Grimaldo por dentro

Triângulo no lado esquerdo com Horta, Cervi, Grimaldo, Cervi

Triângulo executado e três adversários para trás


Boly e André Pinto, bem colocados na linha a dar cobertura, ao aperceberem-se da intenção de Cervi, corrigem os apoios e André Pinto vai evitar que o remate de Jonas tenha sucesso.

Aos 60 minutos Tiba ganha bem sobre Pizzi e Fejsa no corredor esquerdo junto à linha de grande área, ultrapassa Semedo mas ao fazê-lo adianta a bola e Horta corta a jogada. Aos 62 minutos, lance semelhante, mas do lado direito da grande área, com Baiano a passar por Cervi e Grimaldo, mas Lindelof a cortar a bola no meio da área.

Aos 64 minutos Peseiro mexe tirando Tiba e metendo Wilson Eduardo, enquanto que Horta continua a mostrar toda a sua disponibilidade, quer para atacar, mas também para defender.


Semedo perde a bola e Wilson Eduardo com Horta por perto, lança Rafa deixando-o a ele e a Stojiljkovic numa situação de 2 vs 2 face aos centrais do Benfica.


Depois de um pique de 60 metros, é Horta que vai cortar o lance, depois de Luisão ter feito e bem a contenção a Rafa, embora na última finta tenha ficado com os apoios trocados. Isto é intensidade defensiva. Em 6 segundos, Horta correu quase 50 metros para trás ganhando metros a todos os jogadores no terreno de jogo. Isto é algo que o Benfica não teve no ano passado e pode ter este ano e não é preciso ter grande cabedal, basta comprometimento com as tarefas defensivas para lá das ofensivas.

Wilson Eduardo muda o centro de jogo devido à inferioridade numérica na zona da bola

Rafa percebe que Semedo está desposicionado e pede a bola no espaço

Rafa a fazer uma grande recepção, Luisão a abordar mal o lance e Rafa fica na cara do golo

Perante a má abordagem de Luisão, Júlio César é rápido a reagir e vai fazer mais uma grande defesa

A substituição de Peseiro começa a dar frutos imediatamente, pois estando mais fresco, Wilson Eduardo traz maior esclarecimento ao meio-campo bracarense. A defesa do Benfica fica bastante mal na fotografia, quer no controlo da largura e coberturas, quer na forma de ler o lance, orientar os apoios e abordar o lance, apenas se salvando o guarda-redes.

Aos 68 minutos no Benfica entra Jimenez para o lugar de um apagado Mitroglou, que esteve mal nos duelos aéreos, perdeu quase todas as bolas para Boly e mostrou pouca velocidade e mobilidade, não conseguindo arrastar os defesas, nem se libertar deles para finalizar. Peseiro opta também por refrescar o ataque e faz entrar Hassan para o lugar de Stojiljkovic.

Um minuto depois, a maior perdida do Braga. Livre de Grimaldo sobre a esquerda que Marafona facilmente agarra e opta pelo pontapé longo para explorar a velocidade de Rafa e Pedro Santos.

Defesa do Benfica a não proteger o corredor central

Nem Semedo, nem Horta, nem Cervi (teve que ser Grimaldo) fecharam o corredor central

Num livre normalmente ficam os laterais mais recuados, devido à sua baixa estatura, mas tendo em conta que Grimaldo bateu o livre, além de Semedo deveria ter ficado outro jogador, provavelmente Cervi devido à sua baixa estatura. A verdade é que do lado esquerdo, teve que ser Grimaldo a tentar, infrutiferamente, recuar. Júlio César escorrega na saída e Rafa ganha em velocidade, contorna o guarda-redes e falha com a baliza aberta.

Depois de escorregar, Júlio César percebe que não chegará primeiro

Rafa ultrapassa Pedro Santos

Sem ninguém na baliza, Rafa falha o empate

Devido ao mau posicionamento inicial, isto é, apenas Semedo estava a proteger o corredor central, os defesas do Benfica tiveram que fazer mais metros que os jogadores do Braga. Horta, não mostrou desta vez a velocidade de recuperação, Júlio César teve um azar na saída ficando a meio caminho e apenas a má execução de Rafa evitou o golo bracarense.

Aos 73 minutos, má abordagem de Fejsa, perdendo um duelo no meio-campo adversário permite a Wilson lançar Hassan, que temporiza e coloca em Rafa que cruza mas Wilson não consegue chegar para concluir o lance.

Wilson ganha a Fejsa

Wilson opta por passar para o pé em vez de para a profundidade talvez devido aos apoios de Lindelof

Hassan temporiza e serve Rafa

Rafa sem grandes soluções

Para evitar o corte de Luisão, a bola de Rafa vai tão puxada que Wilson não consegue finalizar

Um conjunto de más decisões do jogadores do Braga evitou que este lance tivesse outro desfecho. Numa primeira fase Wilson ganhou bem a bola a Fejsa e progrediu, mas decidiu passar a bola cedo demais, talvez com receio de a perder para Luisão. Lindelof que tinha os apoios para proteger a profundidade, mas não estava a respeitar a linha de Luisão, beneficiou que a bola fosse passada para o pé de Hassan, em vez de para a profundidade nas suas costas.

Hassan, com o passe que recebeu, teve que temporizar, o que permitiu a Grimaldo ocupar o centro da defesa em cobertura a Lindelof que teve tempo para mudar os apoios e fazer a contenção a Hassan. Como Luisão não respeitou a linha definida por Grimaldo, o primeiro que fazia a cobertura, Hassan poderia ter optado pelo passe bombeado ou cruzamento para Wilson no segundo poste de modo a fugir a Luisão. No entanto, Hassan, percebeu como estavam orientados os apoios de Lindelof e optou por passar a Rafa que ficaria com tempo para jogar, devido a Lindelof ter que rodar sobre si próprio.

Ao tentar aproveitar o tempo que Lindelof perderia com a rotação sobre si próprio, Hassan condenou o lance, pois Rafa ficou quase sem opções. O cruzamento rasteiro é bem puxado e a fugir aos defesas e ao guarda-redes, mas também fugiu a Wilson que não teve a rapidez para entrar no segundo poste. Quem não marca, arrisca-se a sofrer.

Na sequência desta jogada o Braga ganhou um canto e depois de mais uma recuperação de Horta, Cervi pressionou Baiano, no seu meio-campo ofensivo e ganhou um lançamento lateral que executou rapidamente para Jonas. 


Jonas recebeu, passou a bola por cima de Vukcevic e colocou em Pizzi no corredor central.


Pizzi, com tempo e espaço suficientes, ao ver que Boly e Vukcevic se preparavam para sair a ele abrindo um buraco onde Jonas se desmarcava, tomou uma grande decisão e com uma boa execução, deixou Jonas na frente do guarda-redes adversário.


Pode estar fora de forma, mas na cara do guarda-redes, Jonas não costuma desperdiçar as oportunidades e aos 75 minutos matou o jogo.


Mais uma vez, a má leitura de jogo de Boly desequilibrou defensivamente o Braga. Ao se desposicionar, abriu o espaço para que Jonas ficasse isolado, tanto mais que Vukcevic chegava para ir fazer a contenção a Pizzi. Baiano fixado na referência individual de Jimenez a dar condição a Jonas (algo que também acontecia com Goiano), também não fechou o espaço, mas o grande erro é de Boly.


Nesta imagem é possível ver a defesa do Braga em 4 linhas diferentes. Boly e Vukcevic, os mais adiantados a saírem a Pizzi. André Pinto a tentar colocar Jonas em fora de jogo numa segunda linha. Goiano a não reagir está numa terceira linha em cima da área a dar condição a Jonas. Finalmente, Baiano, preocupado apenas com Jimenez, é o mais atrasado e coloca todos em jogo. Não há qualquer coordenação dos 4 defesas para tentar o fora-de-jogo. Boly abre um espaço enorme no corredor central ao reagir a uma referência individual (adversário com bola) e Baiano preocupado com outra referência individual (adversário sem bola) afunda a linha defensiva.

Muito mal o Braga defensivamente. Muitos erros, próprios de quem trabalha há pouco tempo com um treinador novo, mas muitos erros na leitura de jogo de Boly e Baiano.

Aos 78 minutos, saiu Jonas e entrou Samaris para tentar acalmar o jogo e ganhar a luta de meio-campo. Tendo em conta que a maioria do jogo do Braga foi directo, esta substituição só se entende pelo desgaste de Jonas e por Rui Vitória querer ter aluém fresco para recuperar rapidamente no terreno, evitando lances como o que ocorreu aos 70 minutos em que Rafa e Pedro Santos ficaram na cara de Júlio César. Com esta alteração, Horta ocupou o lugar de Jonas e Samaris colocou-se de perfil com Fejsa.

Apesar de conseguir ser mais um homem no meio-campo defensivo, o que permitiu dar mais linhas de passe na saída de bola, de ter recuperado logo 3 ou 4 bolas e de ter feito 3 ou 4 faltas na rápida reacção à perda de bola, aos 81 minutos Samaris não foi capaz de travar mais uma rápida transição do Braga que com Rafa e Vukcevic conseguiram criar perigo, terminando a jogada com remate cruzado de fora da área do montenegrino.

Aos 83 minutos, um mau alívio de Fejsa, passividade de Pizzi e Mauro recupera uma bola à entrada da área e remata em arco ao lado da baliza. O Braga criava lances de perigo, mas já não de um perigo iminente e com finalizações de alto grau de dificuldade e poucas probabilidades de sucesso.

Aos 86 minutos saiu Cervi e entrou Salvio. Logo a seguir Fejsa perde uma bola no círculo central, com Lindelof e Luisão abertos, como costumam estar na saída de jogo e Hassan tenta aproveitar o adiantamento de Júlio César para marcar de chapéu, mas falha a execução.

Perda de bola comprometedora de Fejsa

Vendo o adiantamento de Júlio César, Hassan tenta o chapéu

Júlio César nada podia fazer

Depois deste lance, Peseiro faz a última e incompreensível substituição, a menos que tenha sido por esgotamento físico, a saída de Pedro Santos e a entrada de Djavan.

Aos 92 minutos, Horta recupera uma bola na defesa.



 sai rapidamente com a bola controlada e coloca em Salvio no corredor central.


Salvio progride pelo corredor central, apesar de Vukcevic conseguir recuperar, passa por ele e apesar de ter espaço no meio para progredir e fixar os adversários, opta pelo passe para a esquerda para Jimenez no pé.


Devido a este passe precipitado de Salvio, que dificulta a recepção de Jimenez, Marafona e Boly conseguem tapar os caminhos da baliza ao mexicano.


Após a defesa de Marafona, a bola sobra para Pizzi que, com técnica e classe, executa um chapéu perfeito fazendo o 3-0 final.


O Benfica fechava com chave de ouro um encontro em que a diferença na execução ditou a diferença no resultado. A maior qualidade técnica dos jogadores do Benfica fez a diferença.

De resto foi um jogo típico de início de época, com muitas falhas individuais e colectivas. Vários jogadores apresentaram ainda índices físicos e ritmo competitivo relativamente baixos. Defensivamente, ambas as equipas mostraram muitos erros, o Braga mais em organização defensiva, o Benfica mais em transição defensiva.

O Braga optou por um jogo mais directo, provavelmente porque Peseiro observou as dificuldades que o Benfica demonstrou na pré-época sempre que as bolas são metidas nas costas dos laterais. Pedro Santos especialmente na primeira parte e Rafa especialmente na segunda parte apresentaram problemas insanáveis ao Benfica. Em organização defensiva o Braga esteve simplesmente péssimo. Os defesas demasiado preocupados com referências individuais a serem arrastados pelos avançados e a abrirem espaços no corredor central que o Benfica poderia ter aproveitado para marcar mais golos. Além disso, a táctica inicial de Peseiro mostrou-se totalmente inadequada.

Em organização ofensiva, o Braga não parece ter grandes soluções que não seja o cruzamento para a área, o que contra equipas que se fechem pode ser um grande problema. Além disso, as equipas de Peseiro costumam ser fracas na transição defensiva. Se Rafa sair, será uma baixa significativa, ao contrário de Boly que tirando os bons lançamentos longos na profundidade e o jogo pelo ar, teve uma prestação defensiva miserável.

O Benfica entrou bem mas demonstrou muitas dificuldades quando o Braga mudou de sistema e começou a pressionar a saída de bola. Sem capacidade para sair a jogar a partir detrás, com Mitroglou a perder quase todos os duelos aéreos, o Benfica perdeu o domínio do jogo. Para quem dizia que a saída de Renato Sanches era um grande problema, André Horta respondeu com uma grande exibição no primeiro jogo oficial. Horta mostrou ser capaz de comer metros com a bola controlada, mas ao contrário de Renato, mostra ter muito mais critério apesar de uma ou outra perda de bola. Adicionalmente mostra um compromisso defensivo muito superior ao que Renato Sanches mostrava. Se conseguir manter esta bitola ao longo da época, André Horta poderá ser a venda de grande valor do próximo verão.

Defensivamente o Benfica está muito mais fraco do que mostrou na época passada e mesmo nesta pré-época. A entrada de Luisão apresenta grandes riscos para o tipo de defesa zonal em linha com bloco médio/alto e grande projecção ofensiva dos laterais. Sendo conhecedor das suas limitações, em especial da falta de velocidade de deslocamento, Luisão opta por estar sempre dois a três passos mais atrás da linha. Além disso, Luisão perde-se em referências individuais e é lento a reagir, na mudança de apoios, ao jogo.

Com Jardel no lugar de Luisão é muito provável que estes problemas desapareçam em grande medida, embora seja necessário trabalhar a basculação e as coberturas defensivas, bem como a protecção do espaço à frente dos centrais. Fejsa, talvez or vir de lesão, teve um desempenho muito abaixo do habitual, somando perdas de bola e não estando posicionalmente a um nível positivo.

Ofensivamente, com Pizzi e Cervi (duas exibições bastante razoáveis mas pouco constantes) a alternarem com os laterais Semedo e Grimaldo entre jogar fora ou vir para o corredor central, jogando bem dentro do bloco, bem como fazendo triângulos com os avançados, especialmente Jonas, ou com Horta, o Benfica poderá ser novamente uma máquina de golos, devido à grande qualidade técnica dos jogadores do Benfica e ao facto de os adversários usarem muitas referências individuais que originam desposicionamentos e aclaramento de espaços no corredor central.

Estamos no início da época, mas José Peseiro e Rui Vitória têm muito que trabalhar para que as suas equipas eliminem muitas das fragilidades apresentadas.

Sem comentários: